domingo, 25 de novembro de 2012

Uma reflexão sobre a "Comissão da Verdade"



Dep. Bira do Pindaré


Lendo uma postagem no website Blog do Ebnilson, que falava que a comissão da verdade seria instalada na assembléia legislativa do Maranhão, um comentário de um leitor me chamou atenção. E quero aqui transcrevê-lo justo por seu conteúdo basicamente refletir meu ponto de vista sobre a questão, e considero importante a atenção de todos para se refletir sobre o assunto.


Texto segue abaixo.



Parabéns pela iniciativa do Deputado Estadual Bira do Pindaré, grande e atuante parlamentar maranhense. 
É preciso sim apoiar e ajudar a esclarecer tudo sobre essa época da história recente do Brasil.

Mas, tomara que esta comissão apure tudo com imparcialidade. Tudo mesmo, não só os crimes cometidos pelos militares na repressão, mas também os crimes cometido por civis contra os militares nas guerrilhas urbanas, e não se deixem ser conduzidos pela mal intencionada comissão nacional da "inverdade" que sabemos, foi criada para deturpar os fatos e colocar os militares como os verdadeiros violadores dos direitos humanos. 

Logo os militares que, justamente apoiado pelo clamor da população naquela época (1964), fizeram uma intervenção (não um golpe) e evitaram que nosso país se tornasse uma nação comunista, como Cuba, Coréia do Norte e outras nações que vivem nesse regime.

E muitas das pessoas que tentaram estabelecer tal regime no Brasil, que lutaram contra a "ditadura", são exatamente as mesmas que estão hoje no poder, são os velhos políticos de sempre, infiltrados nos governos (por isso a política é do jeito que está), e incomodados pelo prestígio, respeito e credibilidade que as Forças Armadas e Forças Auxiliares tem junto à sociedade brasileira (vide pesquisas sobre credibilidade e confiabilidade das instituições brasileiras). 

Só que estas pessoas esquecem que os militares são os principais responsáveis pela manutenção da ordem pública e defensores do Brasil contra ameaças externas, sem falar que eles são a solução para o caos quando se instala (atuação em calamidades, restauração da segurança pública nas tomadas de áreas sensíveis, ações cívicas sociais e também grandes colaboradores para o exercício do sufrágio universal, o voto (apoio às eleições em diversos municípios brasileiros).

Que esta comissão que ora se instala no Maranhão possa colaborar com a comissão nacional e façam um levantamento justo e imparcial, colaborando "verdadeiramente com a verdade".

Adriano Santos


Foram usados como exemplos as situações de nações como Cuba, Coreia do Norte e etc, com relação a eles eu queria ressaltar que a situação nesses países só é crítica por conta de embargos promovidos pelos EUA e seus aliados. Coreia do Norte por exemplo todos dizem que vive uma ditadura, nesse ponto em específico eu diria que meu ponto de vista não é capaz de mudar o conceito do que é uma ditadura, mas eu diria que é uma ditadura democrática. (Porquê?) Resposta: Porque o povo daquele país quer viver naquele regime, o povo apoia aquele líder, apesar de toda a mídia mundial tentar esconder isso sob os caprichos americanos, mas eles querem. Bom esse seria assunto para um outro momento, mas reflitam sobre a comissão da verdade no Maranhão e sua matriz nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário