quinta-feira, 8 de novembro de 2012

8 de Novembro - um ano da greve que marcou a história da PM e BM maranhense






SALVE O DIA 08 DE NOVEMBRO!

Completamos um ano, desde o histórico dia 08 de Novembro, onde os praças da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão deram um brado pelo respeito à condição de homens que são.

Parece que foi ontem e, ao mesmo tempo, parece-nos que nunca nos manifestamos com tamanha tenacidade. Mas, não esquecemos e devemos eternizar em nossas mentes e corações as imagens do militares e de seus familiares em frente ao 3º Batalhão, onde retratamos a família que somos.


Foram muitas e inexplicáveis emoções; o estresse normal de uma situação tão peculiar tentou se instalar e dificuldades se somaram ao calor dos ânimos, porém apenas nos ensinaram a enfrentar situações que poucos viverão.

Relembrando as situações, ainda nos falta entender o que sentiram aqueles que não participaram de um movimento tão sublime e corajoso. Gostaria de saber, um dia, o que sentiam os colegas que estavam nas ruas, nos enfraquecendo, enquanto estávamos nos dispondo aos riscos de um ato tão repudiado pela cúpula “sacro-poderosa” governo; queria saber se eles obedeceriam às ordens de usar a força contra seus irmãos de fardas que estavam ali em nome da dignidade de todos.

As nossas conquistas não ficaram apenas do campo monetário, com a pequena correção salarial, que, apesar de pequena, não a teríamos, como comprovamos com a apresentação do Projeto de Lei Orçamentária enviada pela Governadora à Assembléia que não previa aumento para os militares, como já ocorrido em muitas vezes. Muito embora não tenhamos colhidos os devidos frutos, ainda, forçamos a muitos se dobrarem e sentarem-se para nos ouvir e nos responder, coisa nunca imaginado antes que aconteceria; mostramos que temos a forças e temos que ser respeitados.

Não nos arrependemos e faríamos tudo outra vez, mesmo pagando o preço que pagamos, quem sabe assim todos participariam e colheríamos os frutos mais temporãos de uma luta tão necessária e compensatória ideologicamente para quem não se cala diante da opressão.

Aos que se mostraram dignos e corajosos para um enfrentamento de forças monstruosas, invisíveis e muito reais, como é a força do Estado, SALVE O DIA 08 DE NOVEMBRO!

Aos que não ousaram um ato mínimo de resignação, que preferiram baixar as cabeças e entregarem-se à vergonha de combaterem quem defendia o direito de ser tratado com dignidade, TENHAM CORAGEM, VOCES TAMBÉM PODEM SER DIGNOS.

Imperatriz, 08 de Novembro de 2012.

WIDEVANDES (originalmente publicado no grupo Humanização da Tropa - rede social)


Minhas palavras: Ao companheiro Widevandes, o reconhecimento especial de que homens como você, foram peças fundamentais na luta por dignidade nessa jornada. Excelente as suas palavras, que aqui transmito aos colegas, principalmente àqueles que ainda necessitam de estímulos para alcançarem forças na busca de nossos direitos nessa longa e árdua jornada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário