quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ATRASO DE UM SÉCULO





Todos os dias nos perguntamos, o que está havendo com nossa sociedade? Porque tanta insegurança? Porque tanta violência? Se fizermos uma autorreflexão e simbolicamente pesarmos nossos valores, ficaríamos surpresos com o resultado?

Todos os dias nos surpreendemos com as condutas de pessoas que vivem próximos a nós, ficarmos surpresos de como simples ocorrências de roubo se transformam em latrocínio. O quanto foi banalizado o valor da vida humana.

Com a rápida evolução da era dos computadores somada à descoberta da internet nos anos 80, inevitavelmente se deu o início de uma globalização, situação esta que atingiu de surpresa as populações mundial. Dessa forma criou-se um padrão de conduta e ética universal, o qual muitas civilizações estavam décadas de distância do nível a ser alcançado. A intolerância religiosa existente no oriente médio, aqui não atinge nível de preocupação, mas vivenciamos a mesma intolerância/ignorância no esporte, mas precisamente no futebol, aqui se mata e se briga no mais alto grau de fanatismo.

A violência atingiu tão elevado nível no Brasil, que ficou impossível se combater com os sistemas jurídico e de segurança vigentes. Em nosso país existe uma polícia militarizada, a PM, com treinamento e ostensividade semelhante as forças armadas. É o ideal para lhe dar com a população? Em um país compromissado em sua própria legislação em atingir um padrão mundial de humanidade, se torna um paradoxo se ter adotado atual  sistema de segurança, onde a polícia civil, que teoricamente seria uma espécie de polícia jurídica para lhe dar com a sociedade, hoje sofre sem efetivo e aparelhagem, com seus serviços praticamente limitados à estrutura física de uma delegacia.

O Brasil ainda era uma colônia quando na Inglaterra a comunidade cientifica já era uma realidade, o Brasil ainda vivia o início de um regime monárquico quando na França uma sucessão de conquistas políticas davam identidade a revolução francesa. Na América do norte e na Europa quando do surgimento da globalização suas populações já viviam um século a frente em nível cultural se comparado a América Latina e outras localidades. Prova disso, é a corrupção e confusão política em que vivemos, uma utopia legislativa ao mesmo tempo de um desastre social.

Todos sabemos que a evolução segue passos e que é impossível saltar um de seus estágios, e que tentar impor o seu grau mais elevado, pode resultar em uma confusão chamada Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário